sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Publicidade enganosa


A publicidade enganosa consiste na publicidade que induz em erro ou é susceptível de induzir em erro as pessoas a quem se dirige.

Note-se que a publicidade pode ser considerada enganosa do ponto de vista do conteúdo e da apresentação da mensagem. Vejamos dois exemplos:


1. Recebes em casa uma brochura publicitária cuja apresentação geral te leva a pensar que ganhaste dinheiro ou um brinde, quando não é esse o caso.


2."A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e a Sociedade da Água Luso foram condenadas por publicidade enganosa. Em causa está o slogan «perca peso com prazer», da água Formas Luso, informa hoje o Jornal de Negócios.

O Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP) considerou que o slogan «sugere aos seus destinatários que a simples ingestão do produto produz de forma automática a perda de peso, o que viola o princípio da veracidade».

O ICAP argumentou ainda que a própria SCC reconhece que o produto «não pretende ser uma água, é sim uma bebida refrigerante de extractos vegetais».

A queixa partiu da cervejeira Unicer."


Notícia daqui



Liandra, Micaela, Vanessa, Celina, Mariana

Sem comentários: