A publicidade enganosa consiste na publicidade que induz em erro ou é susceptível de induzir em erro as pessoas a quem se dirige.
Note-se que a publicidade pode ser considerada enganosa do ponto de vista do conteúdo e da apresentação da mensagem. Vejamos dois exemplos:
1. Recebes em casa uma brochura publicitária cuja apresentação geral te leva a pensar que ganhaste dinheiro ou um brinde, quando não é esse o caso.
2."A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e a Sociedade da Água Luso foram condenadas por publicidade enganosa. Em causa está o slogan «perca peso com prazer», da água Formas Luso, informa hoje o Jornal de Negócios.
O Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP) considerou que o slogan «sugere aos seus destinatários que a simples ingestão do produto produz de forma automática a perda de peso, o que viola o princípio da veracidade».
O ICAP argumentou ainda que a própria SCC reconhece que o produto «não pretende ser uma água, é sim uma bebida refrigerante de extractos vegetais».
A queixa partiu da cervejeira Unicer."
Notícia daqui
Liandra, Micaela, Vanessa, Celina, Mariana
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